Quantas calorias você queima ao praticar Stand Up Paddle?

O Stand Up Paddle é um bom treino?

A prática de Stand Up Paddle é uma atividade divertida e relaxante que praticamente qualquer um pode fazer. E também é um dos melhores exercícios que existe. Cada vez mais, pessoas com todas as formas corporais, altura e idades estão praticando Stand Up Paddle como uma divertida atividade fitness.

Como muita gente já ouviu falar, o SUP é um treino corporal completo: um exercício de baixo impacto que é uma combinação de equilíbrio, força e resistência. Tudo isso acontece enquanto você está remando ou se equilibrando em sua prancha. Não é apenas um excelente treino de core, como também trabalha simultaneamente outras regiões do corpo, como dedos dos pés, pernas, costas, ombros, braços e pescoço.

 “Equilíbrio, força e resistência são exercitados independentemente de você estar remando ou apenas se equilibrando na prancha.”

Já parou para pensar em quantas calorias você pode queimar praticando Stand Up Paddle?

Há muitas maneiras de calcular quantas calorias foram queimadas durante um exercício físico, mas a fórmula que usamos foi baseada no peso, idade, frequência cardíaca e duração da prática de Stand Up Paddle.

É claro que essa quantidade de calorias que uma pessoa queima depende de quão intensa ela é durante os exercícios. Além disso, homens, geralmente, queimam mais calorias do que as mulheres.

A seguir, elencamos as estimativas de queima de calorias para as categorias de SUP mais comuns durante 60 minutos de remo:

Calorias queimadas no SUP Surfing

Uma categoria do Stand Up Paddle é o SUP Surfing. Os surfistas chamam de “o melhor cross training que você pode fazer para melhorar o seu surf”. É claro que quanto maiores e mais fortes as ondas, mais você se esforça, o que corresponde a mais calorias queimadas.

Depois de uma hora de SUP Surfing em um ritmo intenso pegando ondas a cada dois minutos, descobriu-se que você pode queimar de 623 a 735 calorias.

Calorias queimadas no SUP Racing

O SUP Racing, talvez, seja a categoria de maior intensidade do esporte, onde não há momentos mais calmos e sua frequência cardíaca e cardiovascular estão em aceleração total. A queima de calorias pode variar muito, dependendo da intensidade dos seus movimentos, da velocidade do vento e das condições da água.

Em um experimento específico, durante uma competição de 5 milhas de SUP, descobriu-se que é possível queimar em média de 713 a 1.125 calorias em pouco menos de uma hora de corrida de alta intensidade.

Sendo uma corrida em mar aberto com brisa lateral e ondas cruzadas, você faz um exercício a mais apenas tentando estabilizar a prancha e, por isso, gasta mais calorias. Diferentemente do que acontece em um curso de águas calmas e planas, como em uma baía ou lago.

Calorias queimadas no SUP Touring

O SUP Touring nada mais é do que remar por uma longa distância em um ritmo moderado, sem parar no meio. Durante uma hora de remada nesta categoria, com uma velocidade média de 1,5 km/h, é possível queimar cerca de 615 a 708 calorias.

Calorias queimadas no SUP Yoga

O Stand Up Paddle pode ser tranquilizante e meditativo, mas também um estimulante e intenso exercício para a mente, corpo e espírito. Durante uma sequência de SUP Yoga, você pode queimar entre 416 e 540 calorias em uma hora.

SUP Yoga na Herowave

Calorias queimadas no SUP Casual

Muitas pessoas praticam o SUP para o uso recreativo, que é uma remada fácil em águas calmas, ventos fracos em um ritmo lento tipo a caminhada.

Neste caso, é possível queimar de 305 a 430 calorias remando em baixa intensidade durante uma hora. ou seja, cerca de duas vezes as calorias que você queimaria em uma caminhada moderada.

Stand Up Paddle em comparação com outros esportes:

Surf: 412 calorias por hora

Bicicleta: 483 calorias por hora

Corrida: 650 calorias por hora

Natação: 840 calorias por hora

Infográfico de calorias perdidas durante 60 minutos de Stand Up Paddle | Imagem: Kaneca

Como você pôde ver, praticar Stand Up Paddle pode te ajudar a queimar muitas calorias em comparação com outros esportes. Além disso, também é bom para desenvolver a sua musculatura. Os principais grupos musculares que estão sendo ativados durante uma remada são os músculos do meio das costas (grande dorsal), ombros (deltóides), braços (tríceps e bíceps) e abdominais.

Por isso, é muito fácil perceber que o SUP é uma atividade que além de te colocar em contato com a natureza, também traz diversas recompensas físicas e relaxantes para o corpo e a mente.

No final, remar pode ser como uma caminhada no parque ou um treino de alta intensidade para o seu corpo inteiro. De qualquer forma, um dia na água com uma prancha de SUP é melhor do que ir à academia.

Então, o que você está esperando? Conheça os nossos diferentes modelos de Stand Up Paddle e comece a praticar um esporte saudável e divertido!

*Texto traduzido e adaptado da revista SUP Connect. Disponível em: https://www.supconnect.com/tips/sup-fitness-how-many-calories-does-paddle-boarding-burn

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