Uncategorized
A nova PERF TRI-PLANE
Chegamos á conclusão que por mais que se procure aumentar a performance das pranchas de onda diminuindo a largura, elas continuam largas demais, mesmo depois de ficarem impossíveis de ficar em pé, se usarmos o mesmo conceito das pranchinhas.
Então partimos para inventar coisas novas.
Porque não fazer uma prancha com um fundo em planos separados, de forma a apenas uma parte do fundo funcionar de cada vez?
Se a gente conseguir isso, a prancha vai ficar muito mais sensível e confortável para remar.
Chegamos á um conceito revolucionário, que chamamos de TRI-PLANE.
Utilizamos um turbo tunel que já vinha dando certo nas RACE, com duas curvas diferentes, a do centro do fundo e a das bordas e radicalizamos nisso.
Colocamos um fundo bem mais reto, para facilitar a entrada na onda e a velocidade em linha, e aumentamos as curvas das bordas, com mais envergadura, dando mais sensibilidade á prancha.
Para separar mais os planos, colocamos dois VEE forte nas bordas, contrastando com o concave fundo no centro.
desta forma, o plano central tem um concave estável, e o das laterais um VEE instável.
quando remando ou em linha reta, a prancha é estável, mas quando os planos laterais são acionados, eles escorregam, dando uma sensibilidade típica de pranchinha.
Devido ao VEE, as bordas afinaram tasmbém, proporcionando manobras de borda com muita facilidade.
O resultado foi melhor do que esperávamos, e sabemos que ainda vai melhorar muito.
Assim temos uma prancha estável e confortável, mais sensível do que se tivesse a metade na largura.
Finalmente temos uma PERF que funciona nas bordas, como sempre procuramos. E muito rápida.
Para completar, laminamos em bloco super leve, com kevlar nas bordas pra fortalecer, e carbono no tunel embaixo e na longarina em cima, para controlar a flexibilidade.