Como saber a litragem da minha prancha de Stand Up Paddle?

Uma dúvida muito comum entre os praticantes de Stand Up Paddle é saber a litragem ideal para a prancha na hora de comprá-la. Muitas pessoas iniciantes nesse esporte não conseguem entender o que, de fato, é o tal número que aparece no modelo de SUP. Às vezes, até mesmo quem vende não tem o conhecimento necessário. A demanda de perguntas a respeito desse assunto é tão grande que resolvemos criar uma série de lives para explicar melhor o tema.

Mas, então, o que é a litragem de uma prancha?

Durante a transmissão ao vivo no canal da Paddle News no YouTube, que aconteceu no dia 30 de agosto, esclarecemos essa dúvida de um jeito simples: litragem é o que te faz flutuar. Ou seja, quanto mais litragem, mais você irá flutuar com a prancha. Quanto menos litragem, menos peso ela vai aguentar antes de afundar.

Apesar de não haver regras absolutas sobre essa questão, é comum indicarmos o seguinte: antes de escolher o modelo e a litragem ideal, é importante decidir para qual tipo de uso quer a prancha. Por exemplo, quanto mais flutuação tiver em uma prancha para travessia, melhor.

Como podemos calcular a litragem de uma prancha de SUP?

Em pranchas de remada, basta multiplicar o seu peso por 3. Dessa forma, você estará dentro de um parâmetro razoável. Ao multiplicar o seu peso por 3, você terá uma prancha super confortável, que irá escorregar na água. Já ao multiplicar por 1, que é o tipo de cálculo que fazemos para pranchas de alta performance de onda, você estará no limite. Mas é claro que tudo isso depende também da sua habilidade e quanto vai se propor a ficar debaixo d’água.

Portanto, cabe ajustar esse número dentro da modalidade que gosta e de suas habilidades com o SUP. Durante a nossa live respondemos essas e outras dúvidas relacionadas à litragem das pranchas de Stand Up Paddle.

Confira o bate papo completo sobre litragem no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat